domingo, 17 de março de 2013

Grupo de Estudos sobre o Processo de Urbanização na Zona Norte de Natal

Autores: Cleonice Silva da Paz;
              Edcarlos Medeiros;
              Leonardo Galindo

       O Blog Espaço Urbano em Movimento tem o objetivo de estudar o processo de urbanização e industrialização na Zona Norte de Natal, principalmente na área conurbada dos bairros de Igapó (Natal), Jardim Lola (São Gonçalo) e Amarante (São Gonçalo).
         Partindo de um contexto histórico, trazendo o bairro de Igapó  era a antiga (Aldeia Velha), morada do índio Potiguassu Felipe Camarão. Seu processo de povoamento começou a se intensificar em 1916 quando foi construída pelos ingleses a Ponde do Potengi Presidente Costa e Silva, mais conhecida como a ponte de Igapó, tendo sua estrutura toda de ferro e de mão única.
            Naquela época, o tráfego  a seguinte forma: ficava um fiscal controlando o trânsito da antiga corrente que hoje dá acesso de quem vem sentido centro/zona norte próximo ao Bairro Nordeste e um segundo guarda controlando a entrada e saída dos veículos no sentido Igapó/centro próximo onde hoje é o Bairro Salinas.
           Em 1970 foi construída uma parte de concreto, tendo duplicação em 1988.
          Natal possui trinta e seis bairros, sete pertencentes a Zona Norte  que tem uma população de 302.333 habitantes, correspondendo a quase 38% da população de Natal e  77.205 domicílios (IBGE, 2010).


Referências:
Livro Retrato Narrado da Cidade do Natal. Autor: Marcus Cesar Cavalcante de Moraes. Natal (RN): Sergraf, 1999.

Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_Igap%C3%B3
Cidade do Natal: http://www.natal.rn.gov.br/semurb/paginas/File/Publicacoes/Natal_em_Dados.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário