domingo, 17 de março de 2013

A Urbanização da Zona Norte de Natal

            Fonte: Google Earth 2013
                                        ____ Distrito Industrial de Extremoz
                                                        
           O processo de ocupação humana da Zona Norte de Natal  começa a se intensificar com a construção da primeira ponte sobre o Rio Potengi e a construção da linha férrea ligando a região ao restante da cidade. Esse processo ganha força na década de 1970 quando  o governo militar promove ações de desconcentração industrial com o objetivo de levar as indústrias para outras regiões do país visando o "desenvolvimento". Nesse contexto muitas fábricas como a Guararapes, Coteminas, Vicunha,  Café Santa Clara, Ambev, etc., estimuladas pelos incetivos fiscais instalaram-se nas imediações de Natal constituindo o que é hoje o distrito industrial de Extremoz. A vinda dessas empresas para o Rio Grande do Norte tem provocado grandes transformações no espaço potiguar.
                                      
         
          Com a chegada dessas indústrias são construídos na Zona Norte de Natal alguns bairros de operários como Pajuçara e Potengi. Com isso, intensifica-se o processo de urbanização da região, que vinha ocorrendo desde a construção da linha férrea sobre o rio Potengi, construída para transportar mercadorias de Natal até a região salineira de Macau e receber o sal produzido de lá (CAVALCANTE DE MORAIS, 1999). A criação da linha férrea, bem como do distrito industrial de Extremoz e de outras obras de infraestrutura como a  a ponte de Igapó na década de 1960 e sua ampliação na década de 1980 atraíram um grande número de pessoas para a região, devido também ao preço da terra, que embora valorizada pelo crescimento industrial e presença de infraestruturas, era mais barata que em outras regiões da Capital.
          Uma das principais indústrias a se instalar na região devido aos incentivos fiscais promovidos foi a Coteminas. Foi construída  no limite entre São Gonçalo do Amarante e Natal em 1967, numa área de 885 mil m2. (fonte). A Coteminas é uma empresa voltada para a produção têxtil e no auge de sua produção empregava 2000 pessoas.

                                             Coteminas - Zona Norte (10-03-2013)

                                          Coteminas - Google Earth 2013



          A construção da Coteminas foi um dos fatores de grande atração populacional na região. Por se localizar no limite entre dois municípios acabou sendo uma das principais indutoras do processo de conurbação - fenômeno Urbano onde duas cidades se unem, constituindo uma única malha urbana, como se fossem uma única cidade - (BRASIL ESCOLA, 2013) .

conurbação - (GOOGLE EARTH 2013)

       O crescimento populacional verificado nos últimos anos na Zona Norte de Natal (incluímos os bairros do Amarante e Jardim Lola pertencentes a São Gonçalo) tem provocado uma demanda crescente de serviços, como Shoppings Centers, agencias bancárias, escolas de Idiomas, escolas técnicas (IFRN, dentre outras), supermercados, lojas de atacado, hospitais públicos e privados e serviços de esgotamento sanitário em alguns bairros como Jardim Lola e Igapó,etc.
        
     

                                          Banco Itaú Av. Tomáz Landin - 12/03/13



 Bradesco Av. Tomáz Landin 12/03/13


Hospital Zona Norte (alto) Av. Tomáz Landin 12-03-13

Caixa Econômica Federal  - Av. Tomáz Landin 12/03/13


Escola de idiomas - Av. Tomáz Landin 12/03/13

 Banco do Brasil - Av. Tomáz Landin 12/03/13

Esgotamento Sanitário - Igapó (rua Isabel de Brito Lima) 12/03/13


Esgoto a céu aberto - Igapó (rua Isabel de Brito Lima) - Embora conte com o serviço de saneamento básico, apenas 52% das  residências do bairro estão conectadas a rede coletora de esgoto. (ANUÁRIO NATAL 2011-2012 -PREFEITURA DE NATAL). A maior parte desse esgoto provêm das vilas de aluguel, bastantes comuns no bairro.

Supermercado Nordestão - Gancho do Igapó  - 12/03/13


Shopping Center - Av. João Medeiros Filho (estrada da Redinha) - 10/03/2013
                   

          O vídeo a seguir foi feito dentro de um ônibus em movimento e  mostra a saída da Zona Norte em direção a Zona Sul da capital. O espectador atento perceberá que pouco antes de chegar a ponte vemos  a comunidade do Bairro Salinas que mora praticamente na cabeceira da ponte. Neste bairro moram pouco mais de 1000 pessoas de acordo com o  último censo do IBGE. É o bairro com altos índices de violência e pobreza e com os índices de analfabetismo mais altos do capital, cerca de 25% de acordo com o Anuário Natal de 2011.
             Em seguida percebe-se a antiga ponte de ferro, a linha férrea e a outra faixa da ponte de igapó. A filmagem foi feita por volta das 15:30 da tarde do dia 21 de março, por isso o trânsito está fluido. Saindo da Zona Norte podemos perceber que a linha férrea está construída sobre uma elevação. Observando mais atentamente vemos que por trás dessa elevação há muitas casas, construídas dentro do mangue: a conhecida "favela do mosquito".
               Esse vídeo nos mostra uma importante característica de Natal: as comunidades mais pobres estão  escondidas. Podemos perceber assim que a cidade tem uma diversidade de formas e é extremamente desigual, sendo que muitas pessoas não tem acesso a moradia e serviços de qualidade. O fato dessas comunidades passarem despercebidas é ainda mais preocupante, uma vez que se passa a ideia de que não há pobreza em Natal e com isso a população não cobra dos governantes e nem toma outras providências que busquem uma cidade mais igualitária, já que não há um "incômodo visual" dessas comunidades.

                                                  





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